domingo, 20 de setembro de 2009

Paulo ensinou a não guardar mais o sábado?

Neste artigo publicado na página de Debates do AdventITA por Thiago Costa, Ancião da IASD-Itaguaí, aborda o 5º argumento levantado pelo Profº Flávio com relação a abolição do Sábado semanal. Desta vez o professor traz um verso de Gálatas que trata das Leis cerimoniais e o aplica ao sábado do Decálogo em uma nítida e precária deturpação da interpretação do verso escrito pelo apóstolo Paulo.
Portanto não deixe de acessar e conferir mais uma resposta aos questionadores dos ensinos biblicos exarados nas Escrituras Sagradas.

8 comentários:

  1. Paz do Senhor caro irmão Thiago!!!

    Querido não tem como se defender, ou defender o sábado para provar alguma coisa, de fato a bíblia não específica nada sobre a guarda o sábado, pois se assim fosse, eu também guardaria o sábado. Mas quando leio na bíblia palavras como essa, a minha convicção almenta do grande equivoco dos ASD.
    Vejamos:

    "E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam firar os olhos na face de Moisés, por causa da grória do seu rosto, a qual era transitória (passageira), como não será de maior glória o meinistério do Espírito? (2Co.3.7,8).

    Paulo chama as letras gravadas em pedras de ministério da morte.

    Em conexão veja o que ele diz em galatas:

    Gl 3.10 Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
    Gl 3.11 É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá da fé;
    Gl 3.12 ora, a lei não é da fé, mas: O que fizer estas coisas, por elas viverá.
    Gl 3.13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
    Gl 3.14 para que aos gentios viesse a bênção de Abraão em Jesus Cristo, a fim de que nós recebêssemos pela fé a promessa do Espírito.

    De qual lei Paulo está falando?
    com toda certeza, é a lei dos judeus, ao qual os 10 mandamentos estavam icluidos, como provei em 2 corintios 3. 7,8.

    Vocês defendem algo que não vai dar em nada, para que isso, só para provar o que EGW disse: “Santificar o Sábado ao Senhor importa em salvação eterna." (Livro: Testemunhos Seletos – Páginas 23 - Volume 3)

    Deus lhe abençoe querido irmão!!!
    Ou você crer que não serei salvo por não guardar o sábado?
    Mesmo sabendo praticamente tudo sobre a doutrina sabatista?

    Vou ter que parar.
    Fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  2. Somente uma mente com muita má vontade e desprovida de siceridade para encarar a assertiva de Paulo como destinada a Lei Moral, ou mesmo qualquer espécie de Lei. Primeiramente deve-se entender que o foco de Paulo no verso em comento trata-se unicamente dos Concertos, o que de maneira nenhuma poderia ser tratado como sendo a própria Lei em si mesma.
    Em nenhuma parte da Bíblia Ministério foi sinônimo de Lei, e, obviamente, sim de ministração.
    O contraste aqui refere-se a ministração das alianças, que agora deveria ser gravada em corações de carne: "Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne" Ezequiel 36 : 26
    Uma pergunta, se de fato a Lei moral tivesse sido abolida, como pretendido por muitos, o que dizer dos outros 9 mandamentos tais como o "Não matarás"?
    Eis aí uma pergunta que muitos enrolam mas nunca conseguiram me explicar, por isso fico com o que Deus diz: "Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.
    Porque o mesmo que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei.
    Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela LEI DA LIBERDADE." Tiago 2:10

    A Lei moral jamais será considerada por Deus como um Ministério de morte, e sim como a Lei da Liberdade, pois é através desse espelho(LEI MORAL) que reconhecemos o pecado e convencidos pelo Espiríto Santo nos achegamos ao Trono da Graça, aos pés de Cristo que é o único que pode oferecer a Justificação.
    Que Deus os abençoe! (Ler Romanos 7:7)

    ResponderExcluir
  3. Até que fim meu caro, o senhor me respondeu!

    Olha a sua resposta, não está muito correta.

    Creio que o irmão saiba qual o significado da palavra "ministério" (diakonos no grego), que tem como uns dos significados de "serviço"

    Então ficaria mais ou menos assim o versiculo em apreço.
    "se o serviço da morte, gravados com letras em pedras..." 2Co.23.7.

    Querido, eu sei que nesse momento está sendo confrontado pela bíblia, por saber que tal lei não pode trazer vida e poriço foi chamada de ministério da morte, mas a nova lei (mandamentos)
    reformada em Cristo Jesus, a mesma que o apóstolo Tiago disse, não inclui o "sábado".

    Tiago fala de adutério e de homocidio, mas pense comigo. Se a lei da guarda do sábado fosse tão importante ele não a incluiria?
    Claro que sim!!!!
    Será que se a lei da guarda do sábado fosse tão importante Jesus não faria mensão dela para o jovem rico de (Mateus 19.16-22)?
    Claro que sim!!!
    E se assim ele fizese haveria todo tipo de igreja guardando o sábado. Mas Ele não enfatizou essa doutrina, pois sabia como judeu que ela (lei do sabado) não tinha importancia alguma para salvação do homem.

    Te faço uma pergunta:
    Eu sei praticamente quase tudo sobre o sábado, pois tive um professor de violão que era desbravador e me ensinou tudo que sabia sobre a doutrina do sábado, só que eu não guardo o sábado. Serei salvo?

    Preste atenção na pergunta, pois é semelhante a que Jesus fez aos farizeus em Mt.21.23-27.

    Por gentileza me responda.

    Veja esse link, e saiba mais sobre esse assunto: http://blogdojeanpatrik.blogspot.com/2010/02/doutrinas-adventistas-do-7-dia.html

    Paz do Senhor Jesus!!!

    ResponderExcluir
  4. Meu querido, quanto a sua salvação, vou te descrever a posição oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, escrita pela serva do Senhor:

    "Temos de aprender na escola de Cristo. Coisa alguma senão a Sua justiça pode dar-nos direito a uma única das bênçãos do concerto da graça. Por muito tempo desejamos e procuramos obter essas bênçãos, mas não as recebemos porque temos acariciado a idéia de que poderíamos fazer alguma coisa para nos tornar digno delas. Não temos olhado para fora de nós mesmos, crendo que Jesus é um Salvador vivo. Não devemos pensar que nossa própria graça e méritos nos salvem; a graça de Cristo é nossa única esperança de salvação."
    Mensagens Escolhidas Vol I, Ellen G. White.

    É claro que cada um será cobrado de acordo com a luz que recebera, e nunca a IASD propagou a idéia de que só os Adventistas do 7º Dia serão salvos, ou mesmo os que guardam o sábado. A sinceridade no coração só pode ser medida por Cristo.

    Quanto aos textos que voce mencionou, será que é importante não tomar o Santo nome do Senhor Deus em vão? No entanto em nenhumas das passagens em comento foi citado o 3º mandamento. Eu poderia explicar detalhadamente pra você que conhece TUDO sobre o sábado, mas seria desnecessário não é mesmo? Sem contar que o debate em questão não é sobre TODOS os aspectos do sábado, se você se deter em ler o artigo principal, verá que é especificado um aspecto do Sábado, qual seja: "Paulo ensinou a não guardar mais o sábado?" E se formos analisar tudo aqui vamos precisar de anos, é melhor aguardar que em breve disponibilizaremos respostas a essas perguntas que inclusive será gravada em vídeo agora.

    Só mais um detalhe, não pense que guardo o sábado para me salvar, guardo porque ja estou salvo pelos méritos de Cristo, e tenho prazer em guardar o sábado, não é de maneira nenhuma um fardo. Em um mundo tão corrido, ter um dia integralmente com Deus e de descanso é de vital importância, experimente! É a melhor maneira de entender sobre o sábado, experimentando-o.
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  5. A página do Livro Mensagens Escolhidas supracitada é 351, e por favor não me chame de Senhor, pode me chamar de amigo,rsrs, Sr. não combina com a minha idade...abçs!

    ResponderExcluir
  6. Paz do Senhor irmão!!!

    Prefiro chama-lo de irmão.

    Apesar de não me da uma resposta direta da pergunta que fiz.
    Sim ou Não.
    A considero como um sim a sua resposta.

    Dessa forma chegamos a conclusão, que o sábado não tem importancia alguma para salvação, e assim sendo, segundo a sua resposta, o sabado está mais propenso a ser um costume do que uma doutrina, certo?

    É meu caro, parece dificil acreditar, entretanto ser for isso verdade.
    A alegria toma conta do meu coração!!!

    Eu como pentecostal da Assembleia de Deus, não digo que pessoas que não creem no batismo no Espírito Santo como os Batista não serão salvos.

    O importante é que vamos para o mesmo Céu, e vamos gozar da mesma alegria.

    Deus te abençoe querido irmão!!!

    ResponderExcluir
  7. Paz do Senhor Thiago!!!

    Entendo a sua resposta, mas nem todo mundo da IASD e equilibrado como você em suas resposta. Muitos são extremistas, exclusivistas, acho que entende o que estou falando.

    Outra coisa, deveriamos sermos mais ponderados. Por que digo isso?
    como eu disse antes, não digo que aqueles que não creem no batismo com Espírito Santo não será salvo, nem os calvinista (presbiterianos) dizem que quem não crer na doutrina da predestinação, não seram salvos, assim eu penso que os ASD deveriam ter esse pensamento, e com certeza seriam mais aceitos ou menos criticados.
    Mas isso parece impossivel, pois pensar assim é contradizer algumas doutrinas e pensamentos dos ASD.

    Espero que entenda o que quero dizer, não estou tentando te convencer da minha verdade ou coisa assim.

    Deus continue nos abençoando!

    ResponderExcluir
  8. Eu ja sofro por Jesus, não preciso me unir a uma denominação para isso.
    Cuidado com o exclusivismo, pois vcs não são os únicos que sofrem por amar a Cristo.
    Essa sua visão e de todos os ASD é unilateral e egocentrica, com isso não irei compactua nunca.
    Pois os remanecentes não está em uma igreja especifica, mas sim naqueles todos que dão bom testemunho de Cristo mudou eles, e não mas se assentam na roda do escarnecedores.

    Queisso querido, o que está fazendo?
    Você cometeu um erro terrivel ao citar Apoc. 12:17 para se referi a voces.
    Essa decedencia não são voces, são ISRAEL, e pior é que vc sabe disso.
    Por favor querido não faça isso com a palavra de Deus só por causa dos seus interesses religiosos. Pois ela está acima da sua instituição (IASD).
    Lamentavel.
    Esse é o meu msn e email jeanpatrikcontato@hotmail.com se tiver coragem para me provar que o que esta em Apoc. 12:17 são vocês eu estarei a disposição.

    Jean Patrik

    ResponderExcluir